Perguntas Frequentes
Alguma dúvida?
Veja abaixo as perguntas mais frequentes
em relação ao Cartão VISA Pré-Pago KAMBA.
O que é o Cartão KAMBA?
O KAMBA é um cartão pré-pago personalizado da rede VISA emitido pelo BAI, que permite ao cliente efectuar levantamentos e pagamentos no país e no estrangeiro com recursos próprios, sem necessidade de recorrer a um crédito.
Quem é o público-alvo do Cartão KAMBA?
Clientes Particulares.
Quais são as condições de acesso para adesão ao KAMBA?
As condições de acesso são:
- Ser Cliente BAI;
- Idade mínima de dezoito (18) anos;
- Despesa de emissão do cartão de 7 500 Kz (Sete Mil e Quinhentos Kwanzas).
Quais são os documentos necessários para adesão ao Cartão KAMBA?
Os documentos necessários são:
- Bilhete de Identidade para nacionais;
- Passaporte ou Cartão de Residente para estrangeiros;
Para ter o cartão KAMBA é necessário ter conta no BAI?
Os clientes titulares têm de ter conta, mas os beneficiários não.
Quantos cartões pode ter uma conta?
Tantos quanto o Titular da conta precisar, porém, cada titular e/ou beneficiário apenas pode ter um cartão.
O Cartão pode ser carregado e recarregado? Qual é a diferença?
Sim. O cartão é carregado pela primeira vez e recarregado as vezes seguintes.
Quais são os limites de utilização do cartão?
Os limites de utilização do cartão varia de acordo com o Preçário de Operações BAI em vigor.
Em que canais de atendimento pode o cliente solicitar o carregamento/recarregamento do cartão?
O cliente pode solicitar o carregamento/recarregamento do cartão num balcão ou através do BAI Directo.
Quais são os custos com o cartão?
Os custos com o cartão são de acordo com o preçário em vigor.
Que informação deve o cliente enviar para solicitar o recarregamento do cartão em qualquer um dos canais?
Em qualquer um dos canais acima mencionados o cliente deve enviar o número de conta, número do cartão (apenas os últimos 4 (quatro) dígitos) e o valor a recarregar.
Como será recarregado o Cartão KAMBA?
Por meio de depósito na Conta à Ordem, no valor indicado pelo cliente, em qualquer balcão.
Em que moeda deve ser feito o depósito para o recarregamento?
Exclusivamente em Kwanza, contudo, caso o cliente tenha apenas disponibilidade em moeda estrangeira deverá solicitar a conversão, para posterior recarregamento a partir da natureza Kz.
Pode o recarregamento ser efectuado por instrução de débito na conta do cliente?
Sim, pode, desde que o mesmo indique os dados da conta, do cartão e o valor do recarregamento.
Pode o cliente solicitar que um terceiro faça o recarregamento do seu cartão, através de uma instrução/autorização assinada pelo cliente?
Sim, pode, desde que o mesmo indique os dados da conta, do cartão e o valor do recarregamento.
Pode um cliente a partir da sua conta, solicitar o carregamento do Cartão KAMBA de um terceiro?
Sim, pode, pelos canais abaixo:
- Balcão, preenchendo o formulário de pedido de diverso, com a seguinte informação: número do cartão, pertencente ao cliente XXX, com a conta XXX, no valor XXX;
- Correio electrónico, a mesma informação deverá ser enviada.
Em que situação devemos disponibilizar informação ao cliente e, que tipo de informação?
Sempre que o cliente mostre interesse sobre o produto ou quando o BAI estiver a efetuar venda de forma pró-activa. A informação a disponibilizar ao cliente é a seguinte:
- Folheto de divulgação do produto, disponível nos Balcões;
- Ficha informativa, disponível na intranet que deve ser impressa pelo comercial;
- Ficha/Proposta de adesão, Modelo 010-054, disponível no Balcão.
Quais são as vantagens do Cartão Kamba?
As vantagens do Cartão Kamba são:
- Sem Taxas de Juros: O cliente não paga taxa de juros por estar a utilizar o seu próprio dinheiro;
- Controlo financeiro: Levantamentos e pagamentos até ao limite do carregamento, permitindo melhor controlo sobre os seus gastos, através do extracto (serviço de valor acrescentado);
- Controlo administrativo: Criação de relatórios detalhados de todas as transacções efectuadas, com data, local da compra e valor gasto;
- Recarregável: É possível recarregar o cartão caso esteja fora do país;
- Segurança: Em caso de perda ou roubo do cartão, o cliente poderá solicitar o bloqueio pelos seguintes
- Contactos:
- Linha de Atendimento BAI: Tel.: +244 222 693 890 / +244 226 420 990 / +244 924 100 100 – 24/7
- Whatsap: 924 100 100 das 8h00 - 17h00.
- atendimentobancaelectrónica@bancobai.ao
- Levantamento em Caixa Automático (ATM): Levantamentos de dinheiro em Angola e no estrangeiro e em agências bancárias da Rede VISA no estrangeiro;
- Serviços de valor acrescentado:
- Extracto Electrónico: Envio de extracto electrónico, para o correio electrónico dos clientes;
- OTP: Código de autenticação de compra pela internet para páginas verificadas pela VISA;
- Acesso ao VISA Call Center Service (VCCS): Acesso ao serviço de Call Center da VISA;
- VBV (Verified By VISA): Tecnologia de segurança para compras pela internet, para comprador e vendedor.
Quais são as condições necessárias para adesão ao cartão?
As condições de acesso são:
- Ser cliente BAI;
- Ter idade mínima de dezoito (18) anos;
- Depósito a prazo de valor igual ou superior a 1 000 000 Kz;
- Disponibilidade do valor mínimo para comissão de emissão ou substituição;
- Efectuar pré-carregamento (depósito) do saldo pretendido (facultativo).
Qual é o prazo de emissão do cartão?
O prazo de emissão do cartão é de até 72 horas (Balcões sem emboçadora), e 24 horas (Balcões com emboçadora).
Na ficha de adesão, como preencher o nome a gravar no cartão?
• O nome a gravar no cartão deve conter no máximo 21 caracteres incluindo os espaços;
• No caso de um nome com no máximo 15 caracteres, aconselhamos a inscrição do primeiro e último nome (sobrenome), por exemplo: Ana Silva (9 caracteres), no cartão deverá constar: Ana Silva;
• No caso de um nome com mais de 15 caracteres, aconselhamos a inscrição da primeira letra do primeiro nome seguido do último nome (sobrenome), por exemplo: Domingos Guimarães (18 caracteres), no cartão deverá constar: D Guimarães.
Qual é o prazo de validade do cartão?
O cartão tem o prazo de validade de 2 (dois) anos.
Quais são as vantagens competitivas que o KAMBA tem face aos cartões similares da concorrência?
- É um cartão da rede VISA personalizado;
- Possui OTP para compras pela internet;
- Envio de extracto electrónico mensalmente para o correio electrónico do cliente;
- É possível visualizar o saldo no BAI Directo.
O que é OTP?
É o código de autenticação de compras pela internet para páginas verificadas pela VISA.
Onde deve ser solicitado o OTP?
O OTP é solicitado no próprio site de compras online, em que o cliente escolhe de que forma pretende receber o código (e-mail ou SMS).
O que é CVV (Card Verification Value)?
É um código utilizado como procedimento de autenticação estabelecido pelas companhias de cartões, para reduzir as utilizações fraudulentas dos mesmos e maximizar o grau de segurança das transacções pela Internet.
Onde podemos encontrar o CVV nos cartões da VISA?
O CVV nos cartões da Visa pode ser encontrado no verso do cartão, na linha da assinatura e é constituído pelos 3 últimos algarismos.
O que é o VBV (Verified by VISA)?
Verified by Visa é um serviço de segurança criado para tornar as transacções efectuadas pela internet mais seguras com a verificação dos dados para além da senha do Cartão.
Qual é a função do Verified by VISA?
Aumentar a segurança das transacções pela Internet, tanto para quem compra quanto para vende.
Pode uma empresa aderir ao KAMBA?
Não, contudo pode convidar os seus colaboradores a aderirem.