Perguntas Frequentes
Alguma dúvida?
Veja abaixo as perguntas mais frequentes
em relação ao Cartão de Crédito BAI Platinum.
O que é o Cartão VISA BAI PLATINUM?
PLATINUM é um cartão de crédito, emitido pelo BAI associado a uma conta em Kwanzas que permite ao seu titular adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais e efectuar levantamentos a crédito (cash advance) nos caixas automáticos e agências bancárias identificadas com o símbolo VISA, em Angola e no estrangeiro.
Quem é o público-alvo?
Clientes Particulares com alto poder aquisitivo.
Quais são as vantagens associadas ao cartão VISA BAI PLATINUM?
As vantagens são:
- Controlo Administrativo: extracto detalhado de todas as transacções efectuadas, com data, local da compra e valor gasto;
- Economia: isenção de comissões de compras em Angola e no estrangeiro;
- Segurança: em caso de perda ou roubo do cartão, o cliente poderá solicitar o bloqueio do cartão;
- Cash Advance: levantamentos de dinheiro em Angola e no estrangeiro em caixas automáticos e agências bancárias da rede VISA;
Quais são os serviços associados ao Cartão de Crédito Visa BAI PLATINUM?
- Extracto Electrónico: envio de extracto mensal;
- One Time Password (OTP): código de Autenticação para compra pela internet para páginas verificadas pela VISA;
- VISA Call Center Service (VCCS): acesso ao serviço de Call Center da VISA;
- Verified by VISA (VBV): tecnologia de segurança para compras pela internet, para comprador e vendedor.
O que é o OTP?
É o código de autenticação de compras pela internet para páginas verificadas pela VISA.
Onde deve ser solicitado o OTP?
O OTP é solicitado no próprio site de compras online, em que o cliente escolhe de que forma pretende receber o código (e-mail ou SMS).
Onde podemos encontrar o CVV nos cartões de crédito VISA?
Nos cartões Visa o CVV é constituído pelos 3 últimos algarismos e pode ser encontrado no verso do cartão.
O que é o VbV (Verified by VISA)?
Verified by Visa é um serviço de segurança criado para tornar as transacções pela internet mais seguras com a verificação de mais dados para além da senha do seu Cartão Visa.
Qual é a função do Verified by VISA?
Aumentar a segurança das transacções pela internet, tanto para a compra quanto para vende.
Qual é o plafond mensal do Cartão VISA BAI PLATINUM?
Em Kwanza (Kz) o equivalente a 3 000 EUR (Mil Euros).
De que forma é atribuído o plafond?
O plafond é atribuído de acordo com uma Análise de Scoring efectuada pelo Balcão aonde é atribuído um crédito concedido pelo Banco.
Quais são os limites de levantamento (cash – advance) em Caixas Automáticos (ATM) e Terminais de Pagamento Automático (TPA)?
Descrição | Montante (Kz) | Nº de utilização |
Caixas Automáticos (ATM) | 200 EUR (câmbio/dia) | 50 |
Balcão | 300.000 Kz | N/A |
Compras pela internet | 2 500 000 Kz | 15 |
Terminal de Pagamento Automático (TPA) | 9 000.000 Kz | 60 |
Como são calculados os juros?
- Os Juros são calculados e pagos mensalmente numa base de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias;
- O mutuário poderá efectuar o reembolso antecipado do montante em dívida, sem penalizações.
Qual é o prazo de reembolso?
- O capital será reembolsado de acordo com o estabelecido contratualmente, com pagamento mensal sobre as utilizações efectuadas;
- O período que decorre entre a data que o cliente faz a utilização do cartão e a data de pagamento do extracto poderá ser de até 55 (cinquenta e cinco) dias para primeira utilização, e para as seguintes 25 (vinte e cinco) dias.
Como é feito o pagamento do cartão?
O pagamento é feito por débito em conta, 100% do valor indicado no extracto;
Nota: A cobrança das transacções é efectuada 25 dias após a emissão dos Extractos, caso o dia 25 não seja um dia útil será efectuada no último dia útil que antecede ao dia 25.
Nota: A cobrança das transacções é efectuada 25 dias após a emissão dos Extractos, caso o dia 25 não seja um dia útil será efectuada no último dia útil que antecede ao dia 25.
Existem custos associados?
Sim, existem:
- Anuidade;
- Reemissão;
- Substituição;
- Taxa de Juros;
- Comissões de Levantamento (domésticas e internacionais);
- Comissões de Compras (domésticas e internacionais);
- Falta de pagamento;
- Cancelamento;
- Excesso de Limite;
- Encargo Fiscal (Imposto de Selo);
- CEOB.
- Inibição do cartão;
Nota: Aplicável de acordo com o preçário do BAI em vigor.
Com a vigência do IVA, continuará a ser cobrado o Imposto de Selo em todas as comissões?
Nos cartões de crédito o IVA substitui o Imposto de Selo, nas comissões cobradas em preçário, anteriormente era cobrado 0,7% sobre as comissões, agora são cobrados 14% de IVA.
Pode uma Empresa aderir ao Cartão VISA BAI PLATINUM?
Não, por se tratar de um cartão direccionado apenas aos clientes particulares.
Quais são as condições de acesso?
A adesão é feita:
- Por convite da Administração do Banco;
- Excepcionalmente, clientes com perfil de Premium e/ou boa situação financeira na instituição;
- Estar enquadrado no SCORING para a concessão do Cartão de Crédito;
- Domiciliação dos rendimentos;
- Ter pleno conhecimento das Condições Gerais de Utilização do Cartão, que se encontram no verso do modelo (010-018).
Quais são os documentos necessários para adesão ao cartão?
Os documentos necessários são:
- Bilhete de Identidade;
- Declaração de Rendimentos;
- Comprovativo do DP efectuado;
- Assinaturas exigidas do Cliente e do Banco.
Qual é o prazo de aprovação, emissão e disponibilidade do cartão para levantamento no Balcão?
Os prazos são:
- Aprovação: 48 horas;
- Emissão e disponibilidade do cartão no Balcão:
- 18 dias úteis (Luanda)
- 23 dias úteis (restantes províncias)
Qual é o prazo de validade do cartão?
A validade do cartão é de 3 (três) anos.
Em caso de extravio ou cancelamento do cartão como se deve proceder?
O cliente tem 3(três) opções:
- Informar ao Banco e solicitar o bloqueio da conta, enviando um e-mail para o endereço: atendimentobancaelectronica@bancobai.ao;
- Solicitar ao balcão de domiciliação de conta o cancelamento do Cartão;
- Ligar para a linha de apoio VISA.
Qual é o canal de atendimento?
O centro de atendimento é o Centro de Serviços Premium.