Perguntas Frequentes
Alguma dúvida?
Veja abaixo as perguntas mais frequentes
em relação ao Cartão de Crédito Multicaixa.
O que é o Cartão VISA BAI Classic?
O Cartão VISA BAI CLASSIC é um cartão de crédito, emitido pelo BAI, associado a uma conta em Kwanza que permite ao seu titular adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais e efectuar levantamentos a crédito (cash advance) nos Caixas Automáticos e Agências Bancárias identificadas com o símbolo VISA, em Angola e no estrangeiro.
Quem é o público-alvo?
Clientes Particulares.
Qual é a moeda atribuída ao cartão?
Kwanza (Kz).
Quais são as vantagens associadas ao cartão?
As vantagens são:
- Controlo Administrativo: extracto detalhado de todas as transacções efectuadas, com data, local da compra e valor gasto;
- Segurança: em caso de perda ou roubo do cartão, o cliente poderá solicitar o bloqueio do cartão;
- Cash Advance: levantamentos de dinheiro em Angola e no estrangeiro em Caixas Automáticos e Agências Bancárias identificadas com o símbolo VISA;
Quais são os serviços associados ao Cartão de Crédito Visa BAI Classic?
- Extracto Electrónico: Envio de extracto mensal;
- One Time Password (OTP): Código de Autenticação para compra pela internet para páginas verificadas pela VISA;
- VISA Call Center Service (VCCS): acesso ao serviço de Call Center da VISA;
- Verified by VISA (VBV): tecnologia de segurança para compras pela internet, para comprador e vendedor.
O que é o OTP?
É o código de autenticação de compras pela internet para páginas verificadas pela VISA.
Onde deve ser solicitado o OTP?
O OTP é solicitado no próprio site de compras online, em que o cliente escolhe de que forma irá receber o código (e-mail ou SMS).
Onde podemos encontrar o CVV nos cartões de crédito VISA?
Nos cartões Visa o CVV é constituído pelos 3 últimos algarismos e pode ser encontrado no verso do cartão.
O que é o VbV (Verified by VISA)?
Verified by Visa é um serviço de segurança criado para tornar as transacções pela internet mais seguras com a verificação de mais dados para além da senha do seu Cartão Visa.
Qual é a função do Verified by VISA?
Aumentar a segurança das transacções pela internet, tanto para a compra quanto para venda.
Qual é o plafond mensal do Cartão VISA BAI Classic?
Em Kwanza (Kz) o equivalente a 1 000 EUR (Mil Euros), com um limite máximo de utilização mensal de até 400 000 Kz (Quatrocentos Mil Kwanzas).
De que forma é atribuído o plafond mensal?
O plafond é atribuído de acordo com uma Análise de Scoring efectuada pelo Balcão aonde é atribuído um crédito concedido pelo Banco.
Quais são os limites de levantamento (cash – advance) em Caixas Automáticos (ATM) e Terminais de Pagamento Automático (TPA)?
Descrição | Montante (Kz) | Nº de utilização |
Caixas Automáticos (ATM) | 200 EUR (câmbia/dia) | 18 |
Balcão | 80.000 Kz | N/A |
Compras pela internet | 400.000 Kz | 15 |
Terminal de Pagamento Automático (TPA) | 400.000 Kz | 30 |
Como são calculados os juros?
- Os Juros são calculados e pagos mensalmente numa base de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias;
- O mutuário poderá efectuar o reembolso antecipado do montante em dívida, sem penalizações.
Qual é o prazo de reembolso?
O capital será reembolsado de acordo com o estabelecido contratualmente, com pagamento mensal sobre as utilizações efectuadas;
O período que decorre entre a data que o cliente faz a utilização do cartão e a data de pagamento do extracto poderá ser de até 55 (cinquenta e cinco) dias.
O período que decorre entre a data que o cliente faz a utilização do cartão e a data de pagamento do extracto poderá ser de até 55 (cinquenta e cinco) dias.
Como é feito o pagamento do cartão?
O pagamento é feito mensalmente num mínimo de 10% sobre as utilizações efectuadas.
Na opção de pagamento por débito em conta o cliente pode optar por pagar mensalmente, de forma automática, 10%, 25%, 50%, 75% ou 100% do saldo final indicado no extracto.
Nota: A cobrança das transacções é efectuada 25 dias após a emissão dos Extractos, caso o dia 25 não seja um dia útil será efectuada no último dia útil que antecede ao dia 25.
Nota: A cobrança das transacções é efectuada 25 dias após a emissão dos Extractos, caso o dia 25 não seja um dia útil será efectuada no último dia útil que antecede ao dia 25.
Existem custos associados? Quais?
Sim, existem, são eles:
- Anuidade;
- Emissão;
- Reemissão (por caducidade);
- Substituição;
- Cancelamento;
- Atraso no pagamento;
- Taxa de Juros;
- Comissões de Levantamento (domésticas e internacionais);
- Comissões de Compras (domésticas e internacionais); ▪ Excesso de Limite;
- Inibição do cartão;
- Encargo Fiscal (IVA);
- CEOB;
- Investigação internacional dos cartões de crédito.
Nota: Aplicável de acordo com o preçário do BAI em vigor.
Com a vigência do IVA, continuará a ser cobrado o imposto de selo em todas as comissões?
Nos cartões de crédito o IVA substitui o Imposto de Selo, nas comissões cobradas em preçário, anteriormente era cobrado 0,7% sobre as comissões, agora são cobrados 14% de IVA.
Pode uma Empresa aderir ao Cartão VISA BAI Classic?
Não, por se tratar de um cartão direccionado apenas aos clientes particulares.
Quais são as condições de acesso?
As condições de acesso são:
- Cliente do Banco há pelo menos seis (6) meses;
Domiciliação de salários ou rendimentos num mínimo de 3 meses; - Ter pleno conhecimento das condições gerais de utilização do cartão, que se encontram no verso do modelo (MOD.010-171).
Quais são os documentos necessários para adesão ao cartão?
Os documentos necessários são:
- Bilhete de Identidade;
- Declaração de Rendimentos;
- Comprovativo do DP efectuado;
- Assinaturas exigidas do Cliente e do Banco.
Qual é o prazo de aprovação, emissão e disponibilidade do cartão para levantamento no Balcão?
Os prazos são:
- Aprovação: 48 horas;
- Emissão e disponibilidade para levantamento:
- 18 dias úteis (Luanda)
- 23 dias úteis (restantes províncias)
Qual é o prazo de validade do cartão?
A validade do cartão é de 3 (três) anos.
Em caso de extravio ou cancelamento do cartão VISA BAI Classic como se deve proceder?
O cliente tem 3(três) opções:
- Informar ao Banco de imediato, enviando um e-mail para o, atendimentobancaelectronica@bancobai.ao, para que a sua conta seja de imediato bloqueada;
- Solicitar ao balcão de domiciliação da conta o cancelamento do Cartão;
- Ligar para a linha de apoio visa.
Qual é o canal de atendimento?
Balcão de domiciliação de conta e linhas de apoio ao cliente.