Alguma dúvida?
Veja abaixo as perguntas mais frequentes em relação
ao Cartão Crédito BAI Business.

O BAI Business Contas é um cartão de crédito direccionado a empresas e instituições, permite adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais da rede VISA em Angola e no estrangeiro, dando aos seus portadores toda conveniência e poder de necessários em viagens e representações.

As condições de acesso são:

    • Cliente do Banco há pelo menos doze (12) meses consecutivos;
    • Limite de acesso ao cartão não superior a metade do saldo mensal dos últimos 12 meses até ao limite em vigor no Banco para a tipologia do cartão a aderir;
    • Ter pleno conhecimento das condições gerais de utilização do cartão, que se encontram no verso do modelo (MO.010.132).
Os documentos necessários para uma empresa aderir ao cartão são:
  • Carta de solicitação da empresa;
  • Comprovativo do depósito colateral efectuado.
O plafond é aprovado pelo comité de crédito conforme o escalão e de acordo com a análise da performance da empresa, das garantias apresentadas.

O plafond é atribuído de acordo com a orientação/ indicação da empresa.

Descrição Montante (Kz) Nº de utilização

Caixas Automáticos (ATM)

141 000 Kz

20

Balcão

450 000 Kz

N/A

Compras por internet

450 000 Kz

10

Terminal de Pagamento Automático (TPA)

4 500 000 Kz

80

  • O capital será reembolsado de acordo com o estabelecido contratualmente, com pagamento mensal sobre as utilizações efectuadas;
  • O período que decorre entre a data que o cliente faz a utilização do cartão e a data de pagamento do extracto poderá ser de até 55 (cinquenta e cinco) dias.
Os prazos são:
  • Aprovação: 48 horas;
  • Emissão e disponibilidade no Balcão:
    • 18 dias úteis após aprovação (luanda);
    •  23 dias úteis após aprovação (restantes províncias).
Precisa. A activação do cartão deverá ser feita apenas pela empresa/instituição, mediante carta enviada ao BAI (Balcão de domiciliação da conta).
As vantagens do cartão de Crédito VISA Business são:
  • Controlo financeiro: Levantamentos e pagamentos até ao limite do crédito, permitindo ter melhor controlo sobre os seus gastos;
  • Controlo administrativo: Geração de relatórios detalhados de todas as transacções efectuadas, com data, local da compra e valor gasto. Com a emissão do extracto mensal, o pagamento fica concentrado num único dia do mês, permitindo uma melhor organização das despesas;
  • Período de Carência: Para a amortização do crédito, o BAI oferece um período de carência de até cinquenta e cinco (55) dias para o primeiro ciclo, sendo que nos ciclos subsequentes o prazo de carência é de 25 dias a contar da data da emissão do extracto, o qual pode variar de acordo com a percentagem do saldo a pagar pelo cliente;
  • Segurança: Em caso de perda, roubo ou extravio do cartão, o cliente poderá solicitar o bloqueio do cartão e a empresa deverá endereçar ao BAI (Balcão de domiciliação da conta) uma carta a formalizar a solicitação do utilizador (colaborador)
  • Cash Advance: Levantamentos de dinheiro em Angola e no estrangeiro em Caixas Automáticas (ATM) e Agências Bancárias da Rede VISA;
  • Serviços de valor acrescentado:
    • Extracto Electrónico: O extracto será enviado apenas ao cliente (Empresa ou Instituição), a qual deverá dar a conhecer, ao (s) beneficiário (s) obtendo deste a aprovação ou rejeição das operações e valores contabilizados, e assim proceder para qualquer efeito junto do BAI; 
    • Notificações por SMS e/ou e-mail das transacções efectuadas;
    • One Time Password (OTP): código de autenticação de compra pela internet para páginas verificadas pela VISA. O OTP é solicitado no próprio site de compras online, em que o cliente escolhe de que forma irá receber o código (e-mail ou SMS);
    • VBV (Serviço de Autenticação do comprador): Tecnologia de segurança para compras pela internet para comprador e vendedor;
    • CVV (Card Verification Value Code): código de autenticação estabelecido pelas companhias de cartões de crédito, para reduzir as utilizações fraudulentas de cartões e maximizar o grau de segurança das transacções pela Internet. É constituído pelos 3 últimos algarismos e poderá encontrá-los no verso do cartão.
    • Serviços Associados:
      • Extracto Electrónico: Envio de extracto mensal à empresa;
      • Notificação por SMS e/ou e-mail das transacções efectuadas;
      • One Time Password (OTP): Código de Autenticação para compra pela internet para páginas verificadas pela VISA;
      • VISA Call Center Service (VCCS): acesso ao serviço de Call Center da VISA;
      • Verified by VISA (VBV): tecnologia de segurança para compras pela internet, para comprador e vendedor.

O cliente tem 3 (três) opções:  

  • Informar ao Banco de imediato, mandando um correio electrónico para o, atendimentobancaelectronica@bancobai.ao , para que a sua conta seja de imediato bloqueada;
  • Solicitar ao balcão de domicílio;
  • Ligar para a linha de apoio visa.
Nos cartões de crédito o IVA substitui o Imposto de Selo, nas comissões cobradas em preçário, anteriormente fixado em 0,7% sobre as comissões, agora é cobrado 14% de IVA.
O cartão tem o prazo de validade de três (3) anos.
Veja as principais diferenças entre os cartões de crédito BAI aqui >