Fórum Bodiva
Estimado(a) Cliente,
O BAI marcou presença no dia 4 de Março na apresentação do relatório anual dos mercados, no Instituto Sapiens, em Luanda, casa da Bolsa de dívida e valores de Angola (BODIVA).
A agenda do dia centrou-se na apresentação do relatório anual dos mercados organizados com referência até ao final do ano de 2020 e no painel de análise aos números e oportunidades actuais e futuras da negociação neste mercado.
De acordo com o relatório, o ano de 2020 teve resultados satisfatórios porque a maioria dos indicadores tiveram um crescimento positivo.
De realçar que no primeiro ano de operação da BODIVA (2015) o mercado transaccionou cerca de 100 000 000 Kz (cem milhões de Kwanzas), e em 2020 atingiu cerca de 1 187 000 000 000 Kz (mil cento e oitenta e sete biliões de Kwanzas), com uma taxa média anual (últimos 4 anos) de crescimento de 35,16% ao ano.
Podemos concluir que o crescimento é exponencial e que o valor deste mercado dobra de 2 em 2 anos, o que constitui um mercado de actuação no qual o BAI continuará a perseguir a liderança.
O PCE Luís Lélis partilhou que “o BAI já convocou a sua Assembleia Geral para o final do mês de Março do presente ano e inscreveu na agenda de trabalhos o ponto “Informação sobre o processo de Oferta Pública Inicial (OPI) no qual os accionistas tomarão conhecimento das condições específicas para a realização da operação de OPI”.
“Ainda durante este ano de 2021, soberanamente, os accionistas tomarão decisões relativas ao aumento de capital entre 5% a 15% via OPI, a ser então potencialmente materializada até ao final de Abril de 2022”, informou adicionalmente o PCE do BAI.
Teve ainda oportunidade de dar uma nota para o público em geral, na qual alertou que “o mercado bolsista é bom, mas tem riscos. Devemos comunicar muito claramente quais são os riscos, de forma a não defraudar expectativas dos consumidores em geral e dos aforradores em particular”.
Na recta final do evento, o BAI teve ainda a honra de ser premiado com o prémio Tchiluanda para “Maior montante de compras interbancárias em 2020”. (caixa saber mais sobre Tchiluanda).
Nas palavras da Administradora Irisolange Verdades, “estamos muito satisfeitos com a participação nos mercados organizados BODIVA e estamos para ficar e crescer. Faço uma menção à equipa na Direcção de Mercados Financeiros no BAI que desde o início, diariamente, contribui para que este mercado crescesse e ganhasse mais participantes e estamos orgulhosos da nossa presença no mesmo”, disse, segurando emocionada o galardão do rinoceronte negro africano, que simboliza a imponência, força, liderança e grande capacidade de adaptação às contrariedades do seu ecossistema.
Foram adicionalmente premiadas mais instituições financeiras de referência no sistema financeiro angolano, com destaque para o BPC que iniciou em 2020 a sua participação activa neste mercado em acção que é a BODIVA.