Modelo de Governo
O BAI - Banco Angolano de Investimentos, S.A | Sociedade Aberta, adopta o modelo de governo societário que integra uma Assembleia Geral (AG), um Conselho de Administração (CA), formado por uma Comissão Executiva (CE) e cinco Comissões[1] especializadas, um Conselho Fiscal (CF) e um Auditor Externo. O Banco tem ainda um Conselho de Remunerações dos Órgãos Sociais (CROS) e um Secretário da Sociedade.
A firma PriceWaterHouseCoopers (Angola), Lda (PwC) desempenha actualmente a função de auditor externo do Banco, tendo sido nomeada para o quadriénio de 2022-2025.
Encontra-se disponível no menu institucional» Governo Societário» Estatutos e Regulamentos» Políticas «.
Informação detalhada sobre o modelo de governo do Banco encontra-se disponível no Relatório de Governo Societário, e no anexo ao Relatório e Contas de 2022.
Estrutura de capital
O capital social do Banco é de Kz 157 545 000 000, integralmente subscrito e realizado em dinheiro, fraccionado em 19 450 000 acções ordinárias, registadas na Central de Valores Mobiliários (CEVAMA), sob o International Securities Identification Number (ISIN) AOBAIAAAAA05, com o valor nominal de Kz 8 100 cada.
A estrutura accionista do Banco mantém-se disseminada, com 1307 accionistas, a 30 de Junho, dos quais 5 accionistas detentores de participações iguais a 5%.
Composição do capital
O Banco detém 1 231 378 acções próprias, que correspondem a 6,33 % do Capital social. As participações dos membros dos Órgãos Sociais encontram-se divulgadas no Anexo às “Demonstrações Financeiras”.
[1]As cinco comissões são: Comissão de Nomeações, Avaliações e Remunerações, Comissão de Gestão do Risco, Comissão do Governo da Sociedade e Sustentabilidade, Comissão de Gestão dos Recursos Humanos e Comissão de Controlo Interno e Auditoria.
As funções de controlo dependem hierarquicamente do CA, através das suas comissões especializadas, e funcionalmente de um administrador executivo que detém a exclusividade da sua supervisão e, apresentam a seguinte composição:
A nossa equipa
Conheça os responsáveis pelas áreas que compõem o nosso modelo organizacional.