Objectivos Estratégicos
Endereçando o seu novo ciclo de planeamento estratégico correspondendo ao período de 2022 a 2027, identificam-se os 7 eixos prioritários de acção da referida estratégia:
- Colocar a eficiência no centro da operação;
- Impulsionar a rentabilidade do negócio CORE;
- Liderar a disrupção digital no sector financeiro angolano;
- Impulsionar uma cultura de alto desempenho;
- Consolidar a Gestão de Risco em linha com as melhores práticas internacionais;
- Implementar uma arquitectura de sistemas e tecnologias e segurança de informação de ponta;
- Consolidar o grupo financeiro.
Distribuindo-se por 26 Iniciativas Estratégicas, o desenvolvimento dos referidos eixos estratégicos é apresentado na seguinte perspectiva:
Findo o ciclo anterior do Programa Estratégico do BAI que se circunscreveu ao período 2016-2021, o Programa Geração BAI, no seu segundo ciclo (versão 2.0 de 2022 a 2027), assumiu o ano de 2021 como preparatório e de pré-arranque, estabelecendo a partir desse ponto as condições para o início do exercício no presente ano, mantendo como orientação e reforçando como premissa a visão do BAI, a de Oferecer a melhor experiência bancária em Angola.
O BAI posiciona-se como um banco universal, servindo todos os estratos de clientes através de uma abrangente rede de distribuição que engloba agências, dependências, centros de atendimento a empresas e centros de serviços premium. Para além da presença física, o BAI dispõe de uma rede de serviços multicanal na sua relação com os clientes, abrangendo (i) BAI Directo, uma plataforma que agrega o internet banking, mobile banking (ii) agentes bancários, assim como opera (iii) uma plataforma de pagamentos e transferências denominada é-Kwanza.
O BAI adoptou uma estratégia de expansão internacional focada no mercado financeiro do espaço lusófono:
• BAI Europa (BAIE), em Portugal;
• BAI Cabo Verde (BAICV), em Cabo Verde; e,
• Banco Internacional de São Tomé e Príncipe (BISTP), em São Tomé e Príncipe.
Banca comercial