Estratégia e Modelo de Negócio
Endereçando o seu novo ciclo de planeamento estratégico correspondendo ao período de 2022 a 2027, e após revisão intercalar, identificam-se os 5 eixos prioritários de acção estratégica:
- Colocar a Experiência do Cliente no Centro da Operação;
- Impulsionar a Rentabilidade do Negócio;
- Promover Activamente uma Cultura de Alto Desempenho e de Meritocracia;
- Privilegiar a Transformação Digital como Âncora da Eficiência Operacional;
- Consolidar o Grupo Financeiro Implementando as Melhores Práticas de Gestão do Risco e de Sustentabilidade.
Distribuindo-se por 21 Iniciativas Estratégicas, o desenvolvimento dos referidos eixos estratégicos é apresentado na seguinte perspectiva:
O BAI, realizou um exercício de balanço e avaliação intercalar após analisar os factores de variação e mudança dos contextos macro-económico e de mercado, nacional e internacional, visando uma maior objectividade e criação de sinergias nos desenvolvimentos estratégicos face aos objectivos preconizados, estabelecendo a partir desse ponto as condições para a continuidade do exercício, mantendo a orientação e reforçando como premissa a visão do BAI, a de oferecer a melhor experiência bancária em Angola.
Findo o ciclo anterior do Programa Estratégico do BAI que se circunscreveu ao período 2016-2021, o Programa Geração BAI, no seu segundo ciclo (versão 2.0 de 2022 a 2027), assumiu o ano de 2021 como preparatório e de pré-arranque, estabelecendo a partir desse ponto as condições para o início do exercício no presente ano, mantendo como orientação e reforçando como premissa a visão do BAI, a de Oferecer a melhor experiência bancária em Angola.
O BAI posiciona-se como um banco universal, servindo todos os estratos de clientes através de uma abrangente rede de distribuição que engloba agências, dependências, centros de atendimento a empresas e centros de serviços premium. Para além da presença física, o BAI dispõe de uma rede de serviços multicanal na sua relação com os clientes, abrangendo (i) BAI Directo, uma plataforma que agrega o internet banking, mobile banking (ii) agentes bancários, assim como opera (iii) uma plataforma de pagamentos e transferências denominada é-Kwanza.
O BAI adoptou uma estratégia de expansão internacional focada no mercado financeiro do espaço lusófono:
• BAI Europa (BAIE), em Portugal;
• BAI Cabo Verde (BAICV), em Cabo Verde; e,
• Banco Internacional de São Tomé e Príncipe (BISTP), em São Tomé e Príncipe.
Banca comercial