Estratégia e Modelo de Negócio


Endereçando o seu novo ciclo de planeamento estratégico correspondendo ao período de 2022 a 2027, e após revisão intercalar, identificam-se os 5 eixos prioritários de acção estratégica:

  • Colocar a Experiência do Cliente no Centro da Operação;
  • Impulsionar a Rentabilidade do Negócio;
  • Promover Activamente uma Cultura de Alto Desempenho e de Meritocracia;
  • Privilegiar a Transformação Digital como Âncora da Eficiência Operacional;
  • Consolidar o Grupo Financeiro Implementando as Melhores Práticas de Gestão do Risco e de Sustentabilidade.

Distribuindo-se por 21 Iniciativas Estratégicas, o desenvolvimento dos referidos eixos estratégicos é apresentado na seguinte perspectiva:


O BAI, realizou um exercício de balanço e avaliação intercalar após analisar os factores de variação e mudança dos contextos macro-económico e de mercado, nacional e internacional, visando uma maior objectividade e criação de sinergias nos desenvolvimentos estratégicos face aos objectivos preconizados, estabelecendo a partir desse ponto as condições para a continuidade do exercício, mantendo a orientação e reforçando como premissa a visão do BAI, a de oferecer a melhor experiência bancária em Angola.


Findo o ciclo anterior do Programa Estratégico do BAI que se circunscreveu ao período 2016-2021, o Programa Geração BAI, no seu segundo ciclo (versão 2.0 de 2022 a 2027), assumiu o ano de 2021 como preparatório e de pré-arranque, estabelecendo a partir desse ponto as condições para o início do exercício no presente ano, mantendo como orientação e reforçando como premissa a visão do BAI, a de Oferecer a melhor experiência bancária em Angola.

Modelo de Negócio

O BAI posiciona-se como um banco universal, servindo todos os estratos de clientes através de uma abrangente rede de distribuição que engloba agências, dependências, centros de atendimento a empresas e centros de serviços premium. Para além da presença física, o BAI dispõe de uma rede de serviços multicanal na sua relação com os clientes, abrangendo (i) BAI Directo, uma plataforma que agrega o internet banking, mobile banking (ii) agentes bancários, assim como opera (iii) uma plataforma de pagamentos e transferências denominada é-Kwanza.




O BAI adoptou uma estratégia de expansão internacional focada no mercado financeiro do espaço lusófono:

• BAI Europa (BAIE), em Portugal;
• BAI Cabo Verde (BAICV), em Cabo Verde; e,
• Banco Internacional de São Tomé e Príncipe (BISTP), em São Tomé e Príncipe.
As principais áreas de negócio do Banco BAI são:

Banca comercial 
Refere-se essencialmente à captação de recursos relacionados com o segmento de empresas e instituições e a operações de concessão de crédito, incluindo o financiamento de exportações;

Banca de retalho
Refere-se essencialmente a operações de concessão de crédito e à captação de recursos relacionados com clientes particulares, atendimento através da rede de balcões e internet banking e, no caso de Angola, mobile e SMS banking.

Banca privada
Agrega toda a actividade com clientes private/premium.

Banca de investimentos
Abrange a prestação de serviços de assessoria financeira e soluções integradas de financiamento para realização e desenvolvimento do negócio, incluindo o repasse de recursos e a subscrição ou aquisição de valores mobiliários.

Serviços de banca correspondente
Envolve a prestação de serviços de pagamentos em moeda estrangeira, gestão de contas vostro e operações nos mercados internacionais (principalmente operações cambiais).

Actividade seguradora e gestão de fundos de Pensões
Abrange a comercialização de seguros dos ramos vida e não vida, bem como na participação na gestão de fundos de pensões.

Gestão de fundos de investimento
Abrange a gestão de Organismos de Investimento Colectivo (OIC), bem como a comercialização de unidades de participação e prestação de serviços de consultoria de investimentos.