Estratégia e Modelo de Negócio
O Programa Estratégico do BAI, denominado “Geração BAI” para o quinquénio 2016-2021 e adicionando o primeiro semestre de 2021 para consolidação do “Geração BAI”, foi estabelecido na base da programação de planos estratégicos específicos a que se convencionou chamar de “Iniciativas Estratégicas” a seguir apresentadas, juntamente com o seu grau de execução à data.
O programa estratégico do Banco, Geração BAI, no primeiro semestre 2021 teve desenvolvimento crítico relativamente a sua execução, registando marcos relevantes nas iniciativas de negócio e de suporte, sendo o seu produto agregado a base de todo o processo de transformação do Banco. No primeiro semestre de 2021 foram alcançados alguns dos milestones importantes das iniciativas estratégicas do Banco, alinhados com o horizonte temporal do “Geração BAI”.
O BAI, realizou um exercício de balanço e avaliação intercalar após analisar os factores
de variação e mudança dos contextos macro-económico e de mercado, nacional e internacional, visando uma maior objectividade e criação de sinergias nos desenvolvimentos estratégicos face aos objectivos preconizados, estabelecendo a partir desse ponto as condições para a continuidade do exercício, mantendo a orientação e reforçando como premissa a visão do BAI, a de oferecer a melhor experiência bancária em Angola.
O BAI posiciona-se como um banco universal, servindo todos os estratos de clientes através de uma abrangente rede de distribuição que engloba agências, dependências, centros de atendimento a empresas e centros de serviços premium. Para além da presença física, o BAI dispõe de uma rede de serviços multicanal na sua relação com os clientes, abrangendo (i) BAI Directo, uma plataforma que agrega o internet banking, mobile banking (ii) agentes bancários, assim como opera (iii) uma plataforma de pagamentos e transferências denominada é-Kwanza.
O BAI adoptou uma estratégia de expansão internacional focada no mercado financeiro do espaço lusófono:
• BAI Europa (BAIE), em Portugal;
• BAI Cabo Verde (BAICV), em Cabo Verde; e,
• Banco Internacional de São Tomé e Príncipe (BISTP), em São Tomé e Príncipe.
Banca comercial